domingo, 6 de abril de 2008

Língula

Didática Anatômica: Os Pulmões são 2 órgãos importantíssimos para o sistema respiratório responsáveis pela troca gasosa comumente conhecida como hematose. Sua divisão morfológica nos seres humanos se dá através de seguimentos chamados lobos. Onde temos o pulmão direito com 3 lobos (superior, médio e inferior), separados por 2 fissuras, uma oblíqua e outra horizontal; e o pulmão esquerdo, onde é apresentado dois lobos, um superior e outro inferior e uma fissura delimitando os dois. E em sua porção inferior, uma estrutura denominada língula, que tem mais um aspecto de “língua”.

Discussão: O ar que respiramos é uma mistura de gases em que a fração de oxigênio é de aproximadamente 21%. O restante é composto por nitrogênio (em torno de 78%) e outro gases, inclusive o gás carbônico (menos de 1%). De 21% de oxigênio do ar que respiramos, apenas uma pequena quantidade (4% a 5%) é realmente aproveitada pelo organismo.
Para compreensão da troca gasosa, quando nós seres humanos respiramos, absorvemos oxigênio proveniente do meio externo devido a contração do diafragma, que diminui a pressão de dentro dos pulmões. Esse oxigênio é então encaminhado para os alvéolos nos pulmões e, em seus capilares, trocado pelo sub-produto do anabolismo celular, o dióxido de carbono.
Recolhido nas excreções celulares, o dióxido de carbono que veio diretamente da circulação centrípeta do sangue, direto para o átrio direito do coração e expelido no ventrículo direito do mesmo, é encaminhando para essa troca pelo oxigênio, e então novamente poderá suprir as necessidades fisiológicas das células, voltando pela circulação sangüínea agora conhecida como centrífuga, até o átrio esquerdo do coração, ventrículo esquerdo e expelido para todo o organismo.
Nos peixes e outros animais aquáticos, as guelras são os órgãos da respiração, ou seja, é nelas que ocorrem as trocas gasosas entre o sangue ou linfa dos seus portadores e a água.
Muitos animais aquáticos absorvem o oxigênio necessário ao seu metabolismo através da sua superfície de contato com a água mas a maioria dos seres mais complexos adquiriram, através do processo evolutivo estes órgãos que apresentam uma superfície mais adequada de contato com o meio ambiente.
A presença das guelras causa problemas à necessidade de osmorregulação dos animais aquáticos. A água do mar é mais "salgada", ou seja, tem mais sais dissolvidos que os fluídos internos dos animais e, de acordo com as leis da osmose, há sempre a tendência do fluído mais "concentrado" passar o solvente para o outro, quando em presença de uma membrana semi-permeável. Por essa razão, os peixes perdem uma grande quantidade de água através das guelras e, para compensar, têm de beber grandes quantidades de água. O excesso de sal ingerido é excretado pelo sistema urinário. Nos animais que vivem em água doce, o problema é inverso: eles tendem a absorver um excesso de água através das guelras, mas excretam-na através dos rins.

Teoria: A língula pode ser um lobo do pulmão esquerdo atrofiado por não apresentar nenhuma função .
A atrofia celular é um processo de adaptação celular onde ocorre um estresse fisiológico ou patológico na célula, que perde substâncias por não haver trabalho ou função, diminuindo estruturalmente seu tamanho. Em resposta à falta de uso da língula, sua resposta fisiológica foi adaptar-se e atrofiar-se diminuindo significativamente o seu tamanho.
Há hipóteses de que quando nossos ancestrais descobriram os oceanos, esse último fez com que nossa espécie aderisse a um longo e longo período a vida marinha, provocando fatalmente a perda de pêlos e que a língula servi-se para uma imersão prolongada mas sempre voltando para superfície para recuperar o fôlego, já que era necessário maior quantidade de oxigênio no corpo. A língula poderia armazenar por um certo período o oxigênio que é impossível de ser armazenado no organismo, e é por esse motivo que precisamos respirar a todo momento. Éramos seres humano anfíbios?

Nenhum comentário: