domingo, 6 de abril de 2008

Fíbula

Didática Anatômica: A fíbula é um osso longo por que possui predominância na largura e espessura, dividida morfologicamente em cabeça, corpo e maléolo lateral. Anteriormente nomeada de “Perônio”, esse osso localiza-se na face lateral da tíbia constituindo assim, a face lateral da perna. Unifica-se junto com a tíbia por uma membrana fibrosa chamada de membrana interóssea, ligando-as e dando suporte de origem muscular ao tibial anterior e tibial posterior. Junto com a tíbia, aloja o músculo sóleo, face medial do músculo tibial posterior, e individualmente na sua face anterior, abriga o músculo extensor longo dos dedos, extensor longo do hálux (ambos estes últimos, com uma parcela de sua origem na membrana interóssea) e fibular terceiro (ou anterior), que é uma variação anatômica. Em sua porção ântero-lateral, aloja os músculos fibular longo e fibular curto, e em sua face posterior é encontrado o músculo flexor longo do hálux.
Ainda na membrana interóssea, a chamada Sindesmose Tíbiofibular, encontra-se duas articulações (por ser ponto de união entre dois ossos) denominadas de articulação tíbiofibular proximal e tíbiofibular distal. Sindesmose é uma articulação fibrosa ligada por fibras de colágeno que dão total estabilidade nessa região não permitindo movimento.
Na cabeça da fíbula, é encontrado uma inserção de um ligamento do joelho chamado ligamento colateral lateral e do tendão do músculo bíceps femoral.

Discussão: Se a tíbia fosse mais larga, ela não precisaria da fíbula para abrigar músculos, ligamentos ou qualquer tipo de tecido mole. Muitos dizem que a fíbula faz parte da articulação do joelho, por causa da inserção de duas estruturas que são responsáveis (além de outras) pela flexão e extensão do mesmo, sendo que, o joelho tem contato somente com o fêmur, a patela e a tíbia. A fíbula também não apresenta nenhum movimento importante para a marcha e seu pinçar de “chave de boca” no osso tálus pelo maléolo lateral, fixando e formando a articulação do tornozelo talocrural, poderia ser facilmente substituída se a tíbia fosse mais larga. Então, para que ter a fíbula?

Teoria: A fíbula pode muito bem ser apropriada não para a função de movimento consciente dinâmico, mas sim para uma função de distribuição de peso. Com suas duas articulações proximal e distal da sindesmose, a fíbula apresenta um micro movimento que se fossem substituídos por uma região sólida ou simplesmente por um osso só (no caso da tíbia mais larga), não poderia suportar excesso de carga e fraturaria com mais facilidade. O ponto de união entre dois ossos tem uma importância significativa, e articulação não precisa necessariamente ter “movimento”.

7 comentários:

Unknown disse...

olá ! Eu tive fratura exposta da tibia , passei pela cirurgia , seis meses depois bati um raio - x onde mostra que minha tibia ta bem e minha fibula ainda ta separada , eu uso um fixador externo linear , gostaria de saber porque derão assistencia só a tíbia e não a fíbula .

Unknown disse...

É porque pra os medicos nao tem muita importancia, pois como vc fraturou eles acreditam que vc nao ira pegar mais peso essessivo, e uma das funcoes dela é ajudar na distribuicao do peso, ela é como uma especie de suporte, e onde vc fraturou como colocou platina, ou o metal foi por dentro do osso ou usou chapa, ent ta reforçado!

Unknown disse...

Fraturei a fibula em um acidente de moto.
Coloquei pinos e uma placa juntando a fibula a tibia.
A fibula se soltou e se separou novamente.
Vai ficar assim agora
O medico disse que nao vou ter problemas para andar
Daqui a 3 semanas tiro o gesso

Unknown disse...

ola, em um assidente de moto também fraturei a tibia,fibola,patela, e estava preocupada porque olhando nas radiografias a fibola esta quebrada e sem platina,mais agora vejo q com a platina da tibia a perna ficara forte também o suficiente....

Unknown disse...

Olá, me chamo Fernanda e sofri um acidente no dia 25 do 08 deste ano, tive fratura exposta do maleolo lateral, porém minha cirúrgia só foi realizada no dia 26/09/17, pois tive perca de tecido. Na cirurgia o médico utilizou fios de kirschines. Estou agora com 60 dias de pós operatório e quando retornei ao médico no dia 05 deste mês ele movimentou muito o meu pé e me pediu para baixar a perna, não foi gostando muito, mas fiz o que ele solicitou. Quase não durmo nessa noite por conta de tanta dor. Ao chegar em casa o enfermeiro que faz os meus curativos percebeu que um dos fios estavam amolecidos. Gostaria de saber se é normal isso?

Unknown disse...

Fui atropelada no dia 06 04 19
E parti a tíbia e o perônio
E só fui operada no dia 09,04
Será que vou ficar bem?

Unknown disse...

Olá! Tive lesão radial de menisco medial há 5 meses e estou tratando com fisioterapia. Em uma das sessões, o fisioterapeuta, estudante de osteopatia, disse que a minha fíbula do joelho lesionado não apresentava movimento, e aplicou uma série de movimentos e exercícios para que a mesma voltasse a se movimentar. Entretenimento, isso acabou gerando uma dor que permanece há 3 semanas. A dúvida é, a fíbula precisa realmente ter movimento? E porque houve lesão quando ele procurou movimentar a fíbula?